Técnicos da Petrobras, parceira do projeto Navegando na Poesia por meio do Programa Petrobras socioambiental, passaram três dias na sede da Associação Raízes, em Campos dos Goytacazes, acompanhando a equipe nas escolas, verificando o andamento das planilhas, participando das oficinas e dialogando com diretores e diretoras das unidades visitadas.
No primeiro dia de visita, educadora e educadores do Navegando fizeram a oficina na Escola Municipal Renato Martins, em Macaé. Já no segundo dia, os técnicos Marcos Firmino e Danielle Gabry passaram parte do dia na sede participando da oficina aplicada pelos educadores e educadora do projeto.
Após escrever uma poesia, emocionado, Firmino contou sua relação com as letras. “A única coisa que escrevi até hoje foi o meu nome completo e hoje consegui expressar algo tão bacana. Estou realmente emocionado”, anunciou o técnico da Petrobras, se referindo a uma parte da oficina em que os participantes, após atividades de estímulo, desenvolvem textos poéticos.
No terceiro dia com os técnicos, a visita foi na Escola Municipal Áurea Simão, em Guarus, Campos dos Goytacazes. Lá, Marcos Firmino acompanhou a aplicação da oficinas para educandas e educandos em três turmas. “Que lindo ver a construção dessa poesia de perto. As crianças conseguem captar e desenvolver super bem”, ressaltou Marcos.
O projeto navega com educandos/as do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental Ide 40 escolas da rede pública municipal da Bacia de Campos em Macaé, Carapebus, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goytacazes.