Com o propósito de promover à leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo, foi criado, durante a XXX Conferência Geral da Unesco, em 1999, o Dia Mundial da Poesia, comemorado neste domingo (21). Para celebrar a data, o Projeto Navegando na Poesia, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, ressalta a importância da poesia no letramento.
O Professor de Língua Portuguesa e Literatura (UFOP / UP), Mestrando em Cognição e Linguagem (UENF), Wendel Vasconcelos Sampaio, destaca as contribuições que a poesia tem no letramento.
– A primeira, cuja ideia vincula-se a um projeto pedagógico linguístico, tem a ver com a potência da poesia, tomada também como um sinônimo de literatura, para a execução do ensino de língua materna. Ensinar língua, por muito tempo, foi sinônimo de ensinar gramática normativa, o que significa pensar a língua como uma estrutura previsível, embruxada, automatizada, legado que gerou graves consequências. Embora hoje o ensino de língua materna passe por mudanças, dadas as contribuições da linguística nas últimas décadas, a tradição do ensino de língua pela gramática, que remonta aos gregos alexandrinos, é preponderante. Enquanto o ensino pela gramática constantemente torna a língua um objeto asséptico, mecânico, claustrofóbico, apartado do sujeito; o ensino pela poesia possibilita acessar a língua como de fato ela é: um meio para apreender a realidade, um território de conflito e de disputa, um caminho para identidade, uma operação cognitiva-social; em suma, a possibilidade de viver dialeticamente, como é a própria vida no seu total vigor –, Informa.
Ainda segundo o professor, a contribuição da poesia para o letramento versa sobre a possibilidade dos gêneros textuais poéticos ou literários se efetivarem verdadeiramente. Para ele, também é importante que os textos sejam manifestações reais da língua, que sejam autênticos.
“Ainda que os textos literários estejam sujeitos à escolarização quando entram na escola – assim como outros gêneros textuais usados para o letramento – eles são os que perdem menos a autenticidade. Na poesia, todos nós podemos ser eu líricos, narradores, personagens, poetas ou leitores. E não só a aula de língua materna precisa fazer as pazes com a realidade, mas também a escola – constantemente denunciada como um lugar anacrônico, indiferente em sua relação com o mundo, desconectado do real – necessita desse mergulho na vida para conseguir ser significativa novamente ou significativa de uma maneira que ainda não foi”, concluiu o professor Wendel Vasconcelos Sampaio.
O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes e atende crianças dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I de 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.