Um dos Conselhos Municipais de Direitos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Quissamã, o Conselho Municipal da Juventude, elegeu esta semana, presidente e vice-presidente. Os novos representantes já começaram a traçar metas para o desenvolvimento do trabalho destinado ao público jovem quissamaense para o biênio 2016-2017.
O presidente eleito foi Wagner Nunes Firmino, que vem representando a sociedade civil, pela Associação Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC), e como representante governamental, a orientadora social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras I), Norma Sueli Nogueira foi eleita vice-presidente do Conselho.
Juntos, à frente do Conselho Municipal da Juventude, eles estão traçando as metas do trabalho a ser desenvolvido com os jovens do município. Dentre os projetos, o Conselho pretende realizar palestras em diversas comunidades, abordando assuntos de grande relevância para este público como: violência, empregabilidade, drogas, sustentabilidade e outros.
O presidente Wagner Firmino pontuou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas que visem incentivar a juventude, especialmente, no que diz respeito a elevar a autoestima dos jovens.
“Quando falamos de política para a juventude tudo está entrelaçado com outros segmentos. E precisamos também colocar a comunidade no espaço de debate no Conselho de Direitos, ouvir o que os jovens querem”, ressaltou Wagner, que também já entrou em contato com a Superintendência da Juventude e o Conselho Estadual da Juventude para atualizarem o banco de dados, no intuito de promover uma parceria mais sólida.
Segundo Norma Sueli, a intenção é fazer uma integração entre as políticas intersetoriais, buscando ações conjuntas para o público jovem. Ela informou que dentro do Conselho também há representantes da Saúde, Esporte e Desenvolvimento Econômico, o que possibilita construir um elo importante entre Governo e sociedade para atender as demandas das comunidades.
“É a primeira vez que participo desse Conselho e estou feliz porque temos um grupo forte, que demonstra grande entusiasmo com o projeto. Estamos aqui para somar e acredito que temos tudo para realizar um bom trabalho”, acrescentou a vice-presidente.
Esta semana, a equipe também definiu que as reuniões do Conselho Municipal da Juventude serão realizadas todas as quartas-feiras da segunda semana de cada mês. “A próxima reunião será um café de boas vindas, mas a comunidade e representantes de outras entidades também estão convidados a participar de nossos encontros” , completou Wagner.
A subsecretária de Assistência Social de Quissamã e presidente do Conselho de Assistência Social, Anne Caroline Cardoso, destacou do Conselho. “A política para a juventude perpassa a política de Assistência Social, sendo necessários os encontros mensais para garantir a eficácia do trabalho a ser desenvolvido para os jovens do município”, pontuou.
Fonte: CCSQ