Saiba 10 medidas emergenciais tomadas por Araruama:
- Designou o Hospital São Silvestre, localizado no centro do Município, para funcionar como hospital de campanha contra o CORONAVÍRUS e criou um Centro de Triagem ao lado da UPA (Rua Baster Pilar, sem número, Parque Hotel) para atender casos suspeitos e confirmados do COVID-19.
- Decretou o fechamento de quiosques, lojas, salões de beleza, comércios ambulantes, reuniões religiosas, clubes para o público em geral, academias, centros de ginástica, Box de crossfit, “shopping center”, centro comercial e estabelecimentos congêneres, todos podendo manter a normalidade com delivery e práticas de higiene, cinema, teatro, bem como proibiu o funcionamento de bares no município de Araruama.
- Suspendeu as aulas nas redes públicas e particulares do Município.
- Possibilitou o funcionamento de Pet shops, agropecuárias, materiais de construção, borracharias e oficinas mecânicas, mas devendo afixar no chão marcações com faixas adesivas ou em pinturas, com distância mínima de um metro entre as mesmas, marcando a distância de segurança entre os consumidores. A Feira Livre também pode funcionar com espaçamento mínimo de 2 metros entre as barracas e disponibilização de álcool 70% ao público.
- Autorizou o funcionamento de lojas de conveniência, açougue, aviário, lanchonete, hortifruti, supermercados, padarias, peixarias, farmácias e demais estabelecimentos congêneres que se destinam a venda de alimento, bebida, material de limpeza e higiene pessoal com apenas 30% de sua capacidade para clientes.
- Suspendeu a frequência da população em praias, lagoas, lagunas, rios, praças e piscinas pública/clubes.
- Decretou a suspensão de todas as cirurgias eletivas no município.
- Instalou barreira sanitária em todos os acessos ao Município de Araruama, com equipe de enfermagem, Vigilância Sanitária e apoio da Guarda Civil e da Defesa Civil, solicitando a apresentação do comprovante de residência para quem deseja entrar e declaração de trabalho e comprovante de residência, para quem deseja sair.
- Designou a Guarda Municipal e a Defesa Civil para fiscalização das medidas previstas nos decretos e portarias municipais.
- Prorrogou todas as medidas tomadas acima, até 15/04/2020.
Para saber mais, acesse https://www.araruama.rj.gov.br/novo/
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA