Neste segundo dia de evento, os participantes do Projeto NEA-BC de Araruama e Saquarema, puderam conhecer como são as técnicas e tecnologias para tratamento, disposição final e remediação dos resíduos, onde também pode se ver como funciona o tratamento de chorume e a purificação de águas por membranas, conhecido também como osmose reversa, que é um processo semelhante, como ocorre dentro de uma célula. O processo se inicia com uma membrana semipermeável que absorve o sal e componentes nocivos à saúde humana e deixa passar apenas a água limpa. Puderam conhecer também, como funciona a logística de óleos lubrificantes usados ou contaminados no Brasil.
O segundo painel falou da avaliação de ciclo de vidas como instrumentos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), teve como principal ponto a discussão entre a relação da logística reversa prevista na PNRS, e a metodologia de avaliação do Ciclo de Vida, bem como a importância dessa metodologia para a quantificação dos impactos do ciclo de vida dos produtos, sobretudo a fase de reuso, reaproveitamento, reciclagem ou reutilização dos resíduos.
Finalizando mais um dia de evento, os grupos gestores local de Araruama e Saquarema, puderam conhecer mais como funciona a gestão de resíduos de medicamentos e suas embalagens sob a ótica do acordo setorial. Nesse painel foi abordado as dificuldades do acordo setorial para a implementação da logística reversa dos resíduos de medicamentos e suas embalagens, onde foi mostrado como estão surgindo as soluções para minimizar esses problemas.
#NEABC #Araruama #Saquarema #AquiVocêParticipaComAGente #Intercâmbio
➡ Fonte: GGLs de Araruama e Saquarema