Membros dos Grupos Gestores Locais do projeto NEA-BC nos municípios de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Macaé e Saquarema participaram do 10° Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB), realizado em dezembro de 2022 em Vassouras – RJ, com intuito de buscar mais conhecimento e trocar experiências sobre a gestão das águas.
As comunitárias de Casimiro de Abreu, Gisele Santos e Lavínia Fontes, representantes da Associação Raízes no Subcomitê São João do CBHLSJ (Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João), participaram das oficinas temáticas “Juventude das Águas”, “Monitoramento da governança para garantir a segurança hídrica” e “O que são comitês de bacias hidrográficas e como funcionam?” e destacaram alguns pontos importantes discutidos nas oficinas, como a dificuldade no diálogo entre os comitês, a importância da gestão de recursos hídricos, a resistência do sistema de investimento para que sejam realizados os objetivos em prol da sociedade e meio ambiente, a importância do reflorestamento para redução de danos causados pelas mudanças climáticas. As representantes também aprenderam sobre as ODS da ONU que compõem a agenda 2030, cujo os objetivos são voltados para o desenvolvimento sustentável.
Outro ponto que chamou a atenção foi a exposição dos trabalhos científicos sobre a gestão das águas. As participantes compartilharam suas experiências na roda de diálogo sobre o “Fortalecimento das mulheres nos Comitês de Bacias Hidrográficas no estado do Rio de Janeiro: representação e representatividade”, contribuindo na construção da Carta de Vassouras, trazendo no VI parágrafo: “Mulheres e Juventude na Gestão das Águas. Fortalecimento da participação de mulheres, da juventude, assim como das comunidades indígenas, quilombolas e pescadores. Promoções das possibilidades de participações da juventude fluminense nos espaços de gestão hídrica (CBHs) do Estado, pois desta forma formaremos os novos membros dos nove comitês de bacias.”, a qual cabe destacar que a proposta foi consolidada no terceiro dia do evento.
Com as informações e conhecimento obtidos no evento, as participantes apresentaram uma devolutiva na reunião do Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu, direcionando algumas sugestões a serem monitoradas e encaminhadas para um diálogo na próxima reunião da Comissão Regional de Saneamento Básico e Recursos Hídricos.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.