Os membros do Grupo Gestor Local (GGL) do projeto NEA-BC em Macaé visitaram recentemente o Parque Municipal Natural Atalaia (PMNA) para conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e sua importância histórica para o desenvolvimento do município, por se tratar de um dos maiores patrimônios ambientais da região e o primeiro ponto captação de água que abastecia toda a região de Macaé.
Durante o circuito de trilhas, a equipe do Parque Atalaia, composta pelo chefe Alexandre, assim como Luís e Romenique, integrantes do Pró-Lideranças IV, conduziram o grupo gestor local (GGLs) pela trilha das ruínas apresentando os saberes locais sobre plantas nativas e medicinais. O grupo discutiu também a importância do primeiro ponto de captação de água para a transformação socioespacial da região.
Thayná Fernandes, comunitária do GGL, ressaltou a importância do banho de floresta para o grupo durante esse período pós-pandêmico, onde o contato com a natureza sensibiliza os integrantes para a importância da democratização dos saberes políticos-ambientais.
Outras comunitária, Ianca Braga, compartilhou suas experiências com a região serrana por ter crescido nesta área, vendo o desenvolvimento das ocupações desordenadas no entorno das cachoeiras.
Compartilhe essa ação e venha construir conosco no projeto NEA-BC! O nosso Núcleo Operacional fica na Galeria Carapebus, Avenida Rui Barbosa, 688, bloco A, sala 102 – Centro, Macaé/RJ. Tel.: (22) 99906-8143.
Entre no grupo do WhatsApp para conhecer o projeto e participar das nossas atividades: https://chat.whatsapp.com/KVG2YbLyF8UAwPDVIOARRl
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.