O Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu participou da reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, que aconteceu no dia 12 de abril no SAAE – Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto. A pauta principal foi a estação de tratamento de esgoto que está instalada na sede do município e vem apresentando alguns problemas de funcionamento. Foram discutidas ações de melhoria e reforma para que a estação funcione por completo.
Ao final da reunião, o Conselho de Meio Ambiente sugeriu que todos fossem pessoalmente à estação e analisassem seu funcionamento e reparos necessários. Durante a visita, o Grupo Gestor Local conheceu as etapas do tratamento do esgoto na sede do município e os problemas que a estação está enfrentando para seu total funcionamento.
Agora o grupo vai acompanhar outras pautas voltadas ao saneamento básico que é a política pública prioritária do Grupo Gestor Local de Casimiro de Abreu. Os benefícios de uma estação de tratamento de esgoto são inúmeros, inclusive para a saúde e o meio ambiente. O tratamento da água e do esgoto influenciam diretamente nas condições de saúde dos moradores, evitando a disseminação de doenças.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, exigido pelo Ibama.