A comissão criada na Segunda Reunião Pública Sobre a Poluição da Laguna de Araruama visitou na última terça-feira (19) a estrutura de tratamento de esgotos do município de Arraial do Cabo, atualmente administrada pela ESAC.
O diretor técnico da empresa, João Fernando, recebeu os integrantes presentes, representantes do projeto NEA-BC e do Consórcio Lagos São João e esclareceu algumas dúvidas a respeito das instalações e prestação de serviços da empresa.
A comissão conheceu o funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que fica ao lado da sede administrativa da empresa, as três elevatórias existentes na cidade, responsáveis por mandar o esgoto para a ETE e o canal onde são lançados os efluentes.
A ESAC realiza o serviço até o momento sem a cobrança de taxas, e pelo o que foi percebido pela comissão, sem muitos investimentos. Arraial do Cabo foi pioneiro no tratamento de esgoto na região, porém sem recursos para fazer as manutenções necessárias, o serviço vem apresentando algumas falhas, que segundo o diretor técnico, poderiam ser sanadas com investimentos.
No dia último dia 11 houve uma votação na câmara de vereadores de Arraial do Cabo quando foi definido que a concessão desse serviço passará para a ProLagos que cobrará pelo serviço, o que causou uma insatisfação geral nos munícipes presentes .
E você, o que acha da privatização dos serviços públicos?