Dando sequência a série que fala de atividades lúdicas como forma de aprendizagem na Educação Infantil, o conteúdo de hoje é sobre a “Cognição”. Esta é a quarta etapa de matérias, sequencialmente, publicadas pela equipe Navegando na Poesia, que é uma realização da Associação Raízes em parceria Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para Piaget o desenvolvimento da criança acontece por estágios e é de acordo com estes estágios que ela irá adquirir suas habilidades em processo contínuo e gradual. Não há saltos entre períodos. Contudo, algumas crianças apresentam uma aceleração no desenvolvimento e ultrapassam períodos, estágios, em idades mais precoces. Pode também acontecer o contrário. A sequência dos estágios, porém é mantida.
Antunes (1998) descreve sobre o estudo de Selman e Piaget mostrando a maneira como ambos pensam sobre os estágios de desenvolvimento da criança. É possível perceber que tais pensadores valorizam as atividades lúdicas como sendo importante instrumento para a aquisição do conhecimento, podendo desenvolver na criança a percepção corporal, autoconhecimento, administração de emoções, ética, empatia e comunicação interpessoal.
Para Lewin (Rosamilha, 1979) o jogo ocorre porque o espaço de vida cognitivo da criança está ainda não estruturado, resultando no fracasso em discriminar entre o real e o não real. A criança entra, portanto, facilmente, nessa não realidade lúdica, onde as coisas são mutáveis e arbitrarias. Buytendijk afirma que a criança brinca porque sua dinâmica cognitiva não lhe permite qualquer outro modo de agir. As características dessa dinâmica são: falta de coerência ou coordenação motora ou mental; incapacidade de “atrasar” ou “dar a volta”, necessidade de conseguir compreensão simpática ou “atitude prática”, que se opõe ao conhecimento objetivo e ambivalência para todos os objetos, especialmente os estranhos. O jogo ou brinquedo é a expressão dessa abordagem descoordenada ao ambiente. Permite a compreensão prática do ambiente e consegue fins imediatos, é ambivalente e só temporariamente reflete a aproximação preferencial para certos objetos. O brinquedo é rítmico, reflexo da fase de relaxamento do ciclo tensão-relaxamento.
É evidente que em jogo e brincadeiras as crianças aprendam comportamentos e valores indesejáveis. É por essa razão que muitos jogos realizados devem ser orientados.
Dentro da categoria cognitiva incluem-se: (…) conceitos e habilidades de operações que impliquem o uso de conceitos, a linguagem, oral e escrita. (…) Alguns exemplos do uso desses conceitos e habilidades são: identificar, nomear, descrever, ordenar, construir, redigir, criticar, compreender, relacionar, etc. (ROSAMILHA, 1979, p.77).
Fonte: Portal de Pedagogia