O Circuito Tela Verde – CTV – é uma iniciativa da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura – MinC. O Ministério do Meio Ambiente lança periodicamente chamadas públicas para recebimento das produções audiovisuais independentes. A seleção dos vídeos é realizada por uma equipe que os avalia por meio de critérios como: abordagem crítica; diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA; qualidade de som e imagem e outros. E na última edição os Núcleos Operacionais do NEA-BC de Casimiro de Abreu e Arraial do Cabo foram selecionados entre os 28 vídeos que abordam temáticas variadas como: resíduos sólidos, unidades de conservação, recursos hídricos, biodiversidade, grandes empreendimentos, entre outros. Além disso, essa edição conta com mais 9 vídeos, fruto da parceria feita com a Sesame Workshop.
Atualmente, o Circuito está na sua sétima edição, tendo o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e assim fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental.
As mostras serão realizadas em 543 espaços exibidores, distribuídos por todo território nacional. As exibições devem ser acompanhadas de discussões, com o objetivo de promover entre os expectadores o conhecimento da realidade nacional, a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, motivando a reflexão e intervenções que fortaleçam a sociedade.
Acesse o Guia Orientador para saber mais sobre o Circuito Tela Verde. Nas páginas 15 e 16 estão as sinopses dos filmes “Diretas Já” de Casimiro de Abreu e “Paraíso Esgotado” de Arraial do Cabo.
Guia orientador 7ª mostra Circuito Tela Verde – FinalGuia orientador 7ª mostra Circuito Tela Verde – Final