A primavera é a estação do ano que precede o verão e, além de ser considerada a estação das flores, também é um período de grande variedade e abundância de legumes, verduras e frutas.
Uma das mais belas épocas anuais, a primavera é um bom momento para investir nas frutas que estão na safra, já que costumam ser mais nutritivas e mais baratas, favorecendo a ingestão de vitaminas e minerais. A nutricionista Cintya Bassi explica que as frutas típicas desta estação podem ser consumidas na forma natural, em sucos, vitaminas e, até mesmo, misturados em pratos do dia a dia, como saladas.
Jabuticaba
É uma fruta nativa brasileira e, entre as suas espécies, a mais conhecida é a jabuticaba sabará que se destaca pela doçura dos frutos, tornando o consumo mais fácil. Também são empregadas na culinária para fabricação de geleia, suco, licor e vinagre. A casca possui coloração arroxeada devido a presença de antocianinas, um fitoesterol que tem propriedades antioxidantes e, portanto, auxilia no combate aos radicais livres. Também possui pectina, importante fibra para a regulação intestinal e que exerce efeito positivo no combate ao colesterol. Na polpa, encontramos ferro, fósforo, vitamina C e niacina (Vitamina B3), que funciona na remoção de substâncias químicas tóxicas do corpo.
Amora
É originária da Ásia, porém cresce muito bem em solo brasileiro. Os frutos da amoreira possuem boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, além de um mineral chamado silício, importante no estímulo das proteínas de sustentação. Possui também potássio e, por isso, tem sido cada vez mais consumida por praticantes de atividade física. Além de ser fonte de pectina e possuir efeito laxativo, as amoras são utilizadas na culinária para o preparo de geleias, sorvete, torta, xarope, licor e compotas, entre outros.
Pêssego
Esta fruta é nativa da China e possui boa quantidade de antioxidantes, entre eles destacam-se a zeaxantina, a luteína e o betacaroteno, que têm ação protetora contra alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares. Também é rica em vitaminas C e E, que têm ação imunoprotetora. A niacina, vitamina do complexo B, também presente na composição do pêssego, contribui para a produção de energia. Entre os minerais mais abundantes da fruta, destacam-se o potássio, importante regulador da pressão arterial e o manganês, associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução. Na culinária, é utilizado no preparo de compotas, tortas, mousses, bolos, geleias, suco, entre outros.
Acerola
Destaca-se por sua grande quantidade de vitamina C, amplamente divulgada na mídia, responsável por melhorar a imunidade do organismo. Também possui betacaroteno, que é convertido em vitamina A, ao ser ingerido, e participa como antioxidante do sistema imunológico.
Laranja Lima
É rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que reforça o sistema imunológico e também auxilia na absorção do ferro. A vitamina C tem sido recomendada no combate ao tabagismo, por reduzir a secreção de cortisol, hormônio presente na resposta ao estresse e, assim, diminuindo a vontade de fumar. Devido ao baixo teor de acidez, costuma ser bastante indicada para gestantes e crianças. Possui potássio, vitaminas do complexo B e fibras.
Nectarina
A nectarina é fonte de vitamina C e carotenoides como o betacaroteno e a criptoxantina, nutrientes com poder antioxidante que colaboram para neutralizar a ação dos radicais livres. Contém ainda luteína, importante para a visão e que ajuda a reduzir o risco de algumas doenças, como a degeneração macular e catarata. Os flavonoides encontrados na fruta podem auxiliar na prevenção da agregação plaquetária, reduzindo o risco de aterosclerose. A fruta também é fonte de potássio, ácido fólico e fósforo.
Abacaxi Pérola
É rico em bromelina, enzima que ajuda na digestão da proteína. É também diurético, auxiliando na desintoxicação do organismo. Boa fonte de vitaminas A, C e E e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Banana Nanica e Banana Prata
A banana é considerada “o melhor lanche portátil”, pois já vem lavada e “embrulhada”. É rica em fibras alimentares. Pode ser consumida em todas as idades. Ajuda a manter as defesas imunológicas devido às vitaminas C e as do Complexo B, além de minerais, como manganês, cobre, zinco e selênio. Rica em potássio, é recomendada para pessoas que praticam esportes.
➡ Fonte: Revista A Lavoura