No dia 21 de agosto o Grupo Gestor Local de Cabo Frio visitou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Uberabinha e tiveram a oportunidade de conhecer o programa “ESCOLA ÁGUA CIDADÔ. Durante a visita foi explicado sobre a dinâmica do programa e que as metodologias utilizadas nas apresentações foram definidas conforme faixa etária de idade dos participantes. Desse modo são ofertadas as visitas, palestras, vídeos, slides, e jogos.
A ETE Uberabinha é a maior dentre as quatro estações de tratamento de esgoto de Uberlândia, é tratado 95% de esgoto do município, e as demais estações tratam 2% ou 1% do esgoto restante, elas funcionam como uma espécie de apoio para suprir a demanda devido certos níveis de distância.
Após a visita na ETE, o Grupo teve a oportunidade de conhecer o projeto de coleta seletiva, na Zona Rural de Uberlândia, na localidade Tenda dos Morenos. Este projeto teve início em 2013 em Olhos da Água, com a parceria da DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e a IAF (Instituto Estadual de Floresta) e outras instituições. Nesse local é armazenado materiais recicláveis, (papel, plástico, vidro, metal).
Os representantes do GGL de Cabo Frio foram recepcionados por Isabelle Damasceno representante do Parque Estadual do Pau Furado que monitora o projeto. Durante a apresentação foram apontados avanços, e alguns empecilhos no funcionamento do projeto, sendo o maior deles a falta de conscientização da população, e a falta de voluntários.
Em seguida foi realizada uma roda de conversa com representantes da DMAE, secretaria de Meio Ambiente e do Parque Estadual do Pau Furado, no restaurante Rural. Durante a roda o Grupo Gestor de Cabo Frio se apresentou e falou sobre o Projeto NEA BC sobre o que é, sua estrutura, funcionamento, bandeiras de lutas e também sobre a realidade local enfrentada no município de Cabo Frio sobre os resíduos sólidos. E no final do dia o Grupo acompanhou a apresentação do aplicativo Coletas Online no espaço cultural do DMAE. Este aplicativo foi criado para facilitar o contato da população com a autarquia responsável pela coleta de resíduos. Ele visa dar um destino adequado para os resíduos de construção civil e outros, além de funcionar como uma importante ferramenta de fiscalização na luta contra o descarte irregular de resíduos.