Os comunitários do projeto NEA-BC deram continuidade ao monitoramento das movimentações financeiras no Portal da Transparência e no Diário Oficial Municipal, relacionadas aos temas gestão ambiental, urbanismo e transporte do mês de novembro de 2021. A proposta é acompanhar o uso dos recursos públicos e ter participação ativa na discussão das políticas públicas e ações realizadas pelo Estado, com o intuito de promover qualidade de vida, bem-estar e igualdade à população na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Na Gestão Ambiental, as movimentações orçamentárias monitoradas se referiam à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, e estavam relacionadas ao pagamento pela locação de veículos para atender às necessidades de recolhimento de animais soltos e levá-los ao depósito da municipalidade e à CEDAE, pelo fornecimento de água e esgoto.
No Urbanismo, o grupo identificou que as movimentações orçamentárias monitoradas se referiam à Secretaria Municipal de Obra, Urbanismo e Serviços Públicos, e estavam associadas à manutenção dos espaços públicos do município, sendo pagos com royalties da União e do Estado. Os recursos foram utilizados para a contratação de empresa para prestação de serviços de capina e roçada manual em todos os logradouros e vias públicas, adesão a ata de registro de preços da prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana/RJ para contratação de empresa para locação de equipamentos e veículos automotores, incluindo mão de obra, locação de banheiros químicos e grade de contenção (guarda corpo).
Já no Transporte, não houve movimentação orçamentária.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.