O esgoto que produzimos na nossa casa deve seguir para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde deverá passar por várias etapas até que esteja tratado e apto para ser lançado nos corpos hídricos (rios, lagoas etc.).
A contaminação por esgoto é a principal causa de poluição das águas superficiais hoje no nosso país. Triste, não?
MAS COMO FAZER COM QUE MEU ESGOTO CHEGUE ATÉ A ETE?
Você, morador, deve ligar o esgoto da sua residência na rede coletora que passa na sua rua. Alguns municípios utilizam a chamada “tomada de tempo seco”, que aproveita a rede de água de chuva e leva, tanto a água da chuva, quanto esgoto, para a ETE. Em uma próxima postagem iremos falar sobre os benefícios e malefícios dessa técnica. Busque informações de como o esgoto é coletado na sua rua e faça a ligação!
NA MINHA RUA NÃO PASSA REDE COLETORA DE ESGOTO. O QUE FAÇO?
Caso sua rua ainda não seja atendida pela rede coletora de esgoto, cabe a você, morador, utilizar o sistema alternativo de fossa-filtro-sumidouro na sua residência. Algumas prefeituras concedem o serviço de caminhão limpa-fossa. Informe-se no seu município. A boa notícia é que, de acordo com a Lei 11.445 de 05 de janeiro de 2007, o acesso aos serviços de saneamento básico deverá ser universalizado, ou seja, 100% da população irá contar com serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Para que isso aconteça o quanto antes, participe da gestão pública do seu município, cobre investimentos, transparência e ajude na sugestão de ações e medidas!!!
#ControleSocial #Cidadania #SaneamentoBásico #DireitoDetodos #ParticipaçãoSocial #JuntosSomosMaisFortes #NEABC
Fonte 📌: GGL de Rio das Ostras