No mês de julho houve a Audiência Pública do Orçamento Participativo (OP) para construção da LOA-2019, realizada na Escola Municipal Farol de São Tomé, onde foram apresentados o modelo de O.P., a situação financeira do município e elencadas as prioridades para o próximo ano.
Foi pontuada várias questões a serem decididas e votadas pela população local para melhoria da mesma. Neste momento, a participação dos GGL’s, que representava a maioria dos presentes, foi fundamental para o debate e levantamento de demandas, como o saneamento básico no eixo do esgotamento sanitário (bandeira de luta do grupo que vem trabalhando já a algum tempo)a começar pela Vila dos Pescadores, que é uma das áreas mais necessitadas do recurso, sendo escolhido como primeira prioridade pelos presentes. Como segunda prioridade, focado na área da saúde, foi escolhido a disponibilização de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde locais.
Durante a audiência, foi levantada a questão sobre a precariedade do transporte público, onde o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, sanou algumas dúvidas das pessoas presentes sobre o novo projeto de transporte e anunciou as futuras audiências no próximo mês para discutir sobre o tema. Sendo questionado pelo grupo sobre como ficaria a situação do transporte até a implementação desse novo projeto, o mesmo se comprometeu como medida paliativa, aumentar o número de ônibus da linha Campos X Farol, sendo disponibilizados seis coletivos, onde alguns horários atenderiam as comunidades de Farolzinho e Terminal Pesqueiro.
A audiência teve grande importância para exercer o controle social e o grupo apresentar as principais demandas para o desenvolvimento da comunidade, que serão acompanhadas até serem executadas, legitimando esse orçamento participativo.
Fonte 📌: GGL de Farol de São Tomé