Na última sexta-feira (13), o Grupo Gestor Local de Rio das Ostras realizou uma visita técnica ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, com objetivo de conhecer como se dá a gestão do saneamento básico por uma autarquia. Além de conhecer a sede do SAAE, o grupo teve a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Claudio Ribeiro, as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto de Rocha Leão e o Aterro Sanitário municipal, onde encontra-se uma ETE que recebe e trata o esgoto dos caminhões fossa, bem como o chorume produzido pelo próprio aterro. A visita foi guiada pelo presidente e equipe técnica do SAAE, que esclareceram várias dúvidas do grupo. Com essa experiência, o GGL teve a informação de que somente 40% da população riostrense é atendida com coleta de esgoto, sendo que desse percentual, somente 5% é gerido pelo SAAE, que opera 9 ETEs e 1 ETA no município. Os 35% restantes ficam sob responsabilidade da BRK Ambiental, que, a partir de uma Parceria Público Privada (PPP), gera, atualmente, um custo mensal ao município de R$1.200.000,00 e deve operar até 2023.
O GGL de Rio das Ostras vem se capacitando no campo da bandeira de luta (saneamento básico) e esta atividade foi de grande importância para conhecer a realidade local em relação a essa política pública. A fim de qualificar suas estratégias de incidência, o grupo vem realizando grupos de estudos e está programando um intercâmbio ao SAAE de Viçosa-MG.
Quer participar e colaborar conosco? Conheça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Gestor Local de Rio das Ostras. Nossa sede encontra-se na Av. Jane Maria Martins Figueira, nº 1513, loja 01, Jardim Mariléa.
#JuntosSomosMaisFortes #GGLRioDasOstras #ProjetoNEABC #ControleSocial #SaneamentoBásico
Fonte 📌: GGL de Rio das Ostras