Na noite da última terça-feira (20) , no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã, foi realizado o I Debate Político entre os candidatos a prefeitura do município.
Todos os candidatos participaram do evento: Armando Cunha Carneiro da Silva (PSB), Djamim Ferreira de Souza (PRTB), Maria de Fátima Pacheco (PTN) e Nilton Pinto (PSDB).
O evento de autoria do Grupo de Gestores Locais (GGL) do Projeto NEA-BC em Quissamã contou com a parceria do IFF Campus Quissamã. As duas instituições trabalharam desde a definição das regras até a realização do evento, contando com a transmissão ao vivo pela Rádio Quissamã FM, aumentando a importância de divulgação dos assuntos debatidos para toda sociedade.
O debate contou com 4 blocos. O 1º bloco, com temas livres, os candidatos fizeram perguntas entre si. Cada candidato fez somente uma pergunta e todos os candidatos foram questionados pelo menos uma vez. No 2º bloco, também com temas livres, os candidatos responderam às perguntas do plenário. Os participantes receberam uma “pulseira ticket” numeradas previamente. O 3º bloco contou com perguntas elaboradas pela Comissão organizadora do debate previamente. As perguntas foram elaboradas a partir de temas pertinentes a cidade. Cada pergunta foi determinada por sorteio pela mediadora; a cada nova pergunta surgiu um novo tema. E por fim, o 4º bloco, que foi dedicado a apresentação das cartas de compromisso dos conselhos municipais da Juventude e de Urbanismo, apresentadas pelos conselheiros Carolayne Santos e Wallace Chagas, respectivamente. Logo após, cada candidato teve 3 minutos para fazer as considerações finais.
Ao término dos blocos, os representantes do IFF Quissamã e do NEA-BC fizeram uma breve avaliação do evento. Para o Assistente de Mobilização e Logística do NEA-BC, Wagner Nunes, o debate proporcionou aos munícipes conhecer os candidatos e as suas propostas, para assim, votarem com consciência. “O papel do NEA-BC hoje é conscientizar a população e fazer com que as pessoas desenvolvam em si a educação crítica”. A diretora do Campus Quissamã, Aline Estaneck, considerou o evento de grande relevância para a comunidade escolar. “Hoje nós temos muitos estudantes assistindo ao debate. Este é um exemplo que queremos deixar para eles: respeito acima de tudo. Acredito que alguns de nossos objetivos foram alcançados: contribuir com a construção da cidadania aqui do município e abrir esta casa para servir à comunidade, afinal este também é um dos compromissos do IFFluminense” , pontuou.
O grupo avaliou que o evento foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu ao eleitor comparar as propostas dos candidatos e avaliar seus comportamentos sob pressão, sendo assim uma ferramenta imprescindível ao processo democrático.
Além dos GGL de Quissamã o debate contou com membros da equipe de gestão do Projeto NEA-BC, que auxiliaram desde a mediação do debate e divulgação até a assessoria jurídica.
Mais uma vez o NEA-BC atingiu o seu objetivo de empoderamento da sociedade na construção cidadãos mais críticos.
➡ Fonte: GGL de Quissamã