No dia 31 de agosto de 2016 aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS). A reunião não teve uma pauta a seguir, por isso as discussões se deram em torno dos temas que foram surgindo.
Logo de início, foram aprovadas as ATAs das reuniões anteriores. Na pauta , estava a falta de apoio do poder público ao Projeto “Nem tudo é lixo”, que acontece na escola Osiris, em Barra Nova. O grupo entende que o ideal seria o poder público dar apoio para que ele seja implementado no bairro da escola e em outras escolas do município.
Outro assunto tratado foi a elaboração de um possível plano de ação do conselho, aonde vai ser levantado um calendário de datas relacionado com meio ambiente e a partir daí será construindo o plano de ação. Ficou decidido que esse assunto entrará como ponto de pauta da próxima reunião.
Foi questionado, pelo Grupo Gestor Local do Projeto NEA-BC sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e o representante da Secretaria de Meio Ambiente, informou que ainda estava na mesma situação de antes e que nada havia avançado. Mas no dia 25 de agosto, na reunião do subcomitê da lagoa de Saquarema, foi informado que algumas secretarias de meio ambiente haviam sido notificadas pelo Ministério Público, por conta do PMSB.
A próxima reunião do Conselho de Meio Ambiente já tem uma data marcada, será no dia 26 de outubro, às 9h, na secretaria de Meio Ambiente. Vale ressaltar que essa reunião já tem pontos de pauta definidos, entre eles estão: o Plano de Ação e Plano de Saneamento Básico. Já se percebe nessa continuidade de discussão em determinado assunto, uma vontade por parte dos conselhos de se estruturar verdadeiramente.
A participação no conselho é permitida a todos.
➡ Fonte: GGL de Saquarema