Nesta segunda-feira(16), o grupo gestor local do município de Saquarema, executou na FAETEC Helber Vignoli Muniz – Bacaxá, um encontro educativo abordando o tema “Participação Social’. O grupo escolheu esse assunto, pois sabe que ele não é tratado na grade curricular da escola e entende que a discussão sobre o tema é primordial para a promoção da cidadania.
A escola técnica está ocupada pelo movimento “Ocupa Bacaxá” que é liderado pelo grêmio da escola, logo os participantes da atividade são alunos engajados no movimento social e que têm interesse na melhoria da qualidade de ensino. Foi iniciado um debate já com perguntas como, o que é participação social? Como se dá a participação social? Onde a participação social acontece? No debate foram levantados diversos argumentos a respeito. Ficou destacada a importância de participar das questões públicas, como saneamento e tudo que nos afete direta ou indiretamente; outro argumento defendido foi que, a participação social é o ato de ser humano e se posicionar perante aos problemas e discussão do seu meio social. Outros contextos foram dados ao tema.
O grupo apresentou algumas situações e espaços de controle social aonde tais situações podem ser resolvidas. Os participantes discutiram muito a respeito do grêmio estudantil, que é um espaço que os alunos da Faetec têm um maior contato. Acrescentaram que o grêmio é um local que os estudantes podem levar suas demandas e reivindicar melhoria na qualidade do ensino, que é o interlocutor entre os alunos e os órgãos deliberativos acerca do ensino. Outro ponto importante foi uma analogia do grêmio com outros espaços de controle social, como por exemplo, os conselhos municipais.
O debate foi muito produtivo e os participantes se mostraram muito interessados com o tema, fazendo perguntas, dando exemplos, fazendo colocações. Outros espaços que o grupo tem participação também foram apresentados como o Comitê de Bacias, sessões da câmara, audiências públicas entre outros.
O encontro atendeu a expectativa, pois despertou o interesse de alguns participantes. Os GGLs aproveitaram a ocasião para convidar os interessados a participarem das suas ações futuras, tendo como atividade prevista para acontecer no próximo dia (26) , a confecção do tapete de sal aonde o grupo aproveita o evento cultural para fazer mobilização.
➡ Fonte: GGL de Saquarema