Na manhã desta terça-feira (10) o Projeto NEA-BC teve uma importante reunião de articulação com o poder público. A reunião foi convocada pelo prefeito Miguel Jeovani, para atender as demandas levadas pelos participantes do projeto na reunião do dia 03 de maio. A reunião contou com a participação das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Política Social, assim como a Concessionária Águas de Juturnaíba e a Sellix Ambiental, empresa que faz a coleta de lixo no município.
Foi colocada como pauta pelo grupo, a implantação da rede de esgoto de Praia Seca, a mesma, ainda não está concluída, pois está dependendo da desapropriação do terreno para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no distrito.
Outros pontos de pauta levantados foram a implantação da coleta seletiva e a implementação das cooperativas de reciclagem no município, com base no PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Alan Tavares, já foi feita uma tentativa para implementar uma cooperativa, porém não obteve êxito, devido a desmobilização dos catadores. Mas em consonância com o plano municipal e a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), é muito importante que a prefeitura implemente as cooperativas no município.
Finalizando a reunião, discutiu-se a importância do diálogo do poder público com a sociedade civil, e que é muito importante que o mesmo legitime a participação social, prevista em diversas leis, inclusive no Plano Diretor de Araruama. Os participantes do Projeto NEA-BC aproveitaram para a agradecer a oportunidade de diálogo dada pelo poder executivo, convocando essa reunião para esclarecer todas as dúvidas sobre as políticas municipais de saneamento básico e convidaram os presentes para participação nas reuniões da Comissão da Lagoa de Araruama (CLARA). Vale lembrar que o Projeto NEA-BC é totalmente apartidário, e o principal objetivo do projeto é a capacitação da população para exercer a sua cidadania. #Araruama #Diálogo #ParticipaçãoPopular