Na última quarta-feira (30), representantes da Comissão da Lagoa de Araruama (CLARA) visitaram as instalações das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, que são operadas pela concessionária Prolagos.
Estiveram presentes, representantes do NEA-BC, Obervação, Colônia de Pescadores de Cabo Frio e Araruama, Movimentos Salve a Lagoa e Lagoa de Araruama Urgente.
Como uma das maiores preocupações da CLARA, que trabalha com o objetivo de contribuir, através da sensibilização e mobilização, para uma Laguna de Araruama ecologicamente equilibrada, é a poluição oriunda do lançamento de esgoto, na ocasião da visita técnica os presentes puderam conhecer melhor o processo de tratamento do esgoto doméstico dos dois municípios em questão.
Sendo que São Pedro da Aldeia conta com um sistema de tratamento a nível terciário, enquanto Cabo Frio possui um sistema a nível primário assistido.
Os técnicos da empresa que acompanharam a comissão na visita, informaram que são realizadas análises diárias, tanto do esgoto e efluente, quanto da própria laguna, que é o corpo receptor, e garantiram que o efluente final de ambas as ETEs atendem os critérios do CONAMA 430 e DZ 215, legislações que dispõem sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes e dão diretrizes de controle de carga orgânica biodegradável em efluentes líquidos de origem sanitária, respectivamente.
A comissão continua na luta e se reunirá no dia 07 de abril, com local a definir, para discutir sobre o sistema de tomada em tempo seco, adotado na década de 90 como uma medida emergencial para atendimento da população da região com o serviço de esgotamento sanitário.