Aconteceu nesta quinta-feira (25), mais uma reunião da Comissão da Lagoa de Araruama. A reunião contou com a participação da Colônia de Pescadores de Araruama – Z28 , Consórcio Interminucipal Lagos São João, Movimento de Catadores, Movimento Salve a Lagoa, S.O.S. Lagoa de Araruama, NEA-BC, Prolagos e Observatório Araruama.
Uma das pautas da reunião foi o agendamento das visitas técnicas para conhecer a estrutura de tratamento de esgoto da Prolagos. O grupo entendeu que, conhecendo todo o sistema, será mais fácil o planejamento das próximas ações da comissão.
Diversos participantes falaram que é muito importante a participação da empresa Águas de Juturnaiba na comissão. A mesma não pôde participar das últimas três reuniões, por incompatibilidade de agenda, e vem justificando a sua ausência através de e-mail.
O Movimento “Salve a Lagoa” aproveitou a reunião para apresentar fotos mostrando o despejo de esgoto na laguna de Araruama, tiradas da galeria da Prolagos em Campo Redondo e na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. Situações como essa, vem sendo registradas em outros municípios.
Mário de Paula, Engenheiro Ambiental e Civil da Prolagos, falou que, atualmente, a empresa coleta nos municípios de Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, 77% de esgoto e desses, 100% é tratado.
Após a reunião, a comissão foi conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) de abastecimento de água e tratamento de esgoto da Prolagos, na qual teve uma apresentação muito interessante de como funciona o mesmo, podendo esclarecer diversas dúvidas sobre a parte operacional do sistema.
A próxima reunião da comissão ficou marcada para o dia 07 de abril, às 14h, em Araruama, com local a ser definido.