O Projeto NEA-BC pleiteou a vaga à presidência do Conselho Municipal de Juventude de Quissamã em fevereiro, e conseguiu ser eleito para representar a sociedade civil, tendo a como vice-presidente, Carolayne Santos. Em dezembro do ano passado aconteceu o II Fórum Municipal da Sociedade Civil, quando houve debate e eleição das representações da sociedade civil organizada que vão atuar no âmbito dos Conselhos Municipais de Quissamã. As novas composições do biênio 2016-2017 para os Conselhos Municipais de Assistência Social; dos Direitos da Criança e do Adolescente; dos Direitos do Idoso; da Juventude; de Segurança Alimentar, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão responsáveis junto com o poder público em discutir, debater e deliberar sobre as diversas políticas públicas que perpassam a Política de Assistência Social no município.
O Assistente de Mobilização e Logística do NEA-BC, Wagner Nunes foi eleito o presidente do CMJ por unanimidade. A vice presidência ficou para a representante do governo, Norma Sueli.
Mais conquistas
O Legislativo de Quissamã aprovou, por unanimidade, nas duas votações da Câmara, nos dias 12 e 18 de dezembro de 2015, todas as propostas apresentadas pelo NEA-BC na Audiência Pública da LDO, sem ressalvas. O NEA-BC foi citado em sessão extraordinária no dia da votação e os vereadores mencionaram várias questões apresentadas pelo núcleo no dia da audiência e em seguida aprovaram as propostas de Municipalização do Transporte; Municipalização do Trânsito; Plano de Mobilidade Urbana, envolvendo a revisão do Plano Diretor; e uma Unidade Básica de Saúde da Família que atenda as comunidades da Lagoa Feia e Farinha Seca. Concordaram também com a proposta elaborada pelo Assistente de Mobilização e Logística – AML e presidente da Associação de Quilombolas, Wagner Nunes, sobre o turismo em Machadinha, e emendas apresentadas por guardas municipais, envolvendo a segurança pública.
O NEA-BC e o NO de Quissamã têm plena ciência de que a luta ainda será árdua, mas já são grandes conquistas estas incidências.