Os participantes do projeto NEA-BC de Araruama promoveram, no mês de abril, um encontro educativo no CIEP 148 – Carlos Élio Vogas da Silva. Durante o encontro foram realizadas dinâmicas que abordaram as fragilidades e potencialidades do município, além de apresentar aos alunos da rede estadual a importância da apropriação do território e conhecimento da realidade para construção de alternativas de melhorias e resolução dos problemas identificados.
A ação realizada para mais de 100 jovens aconteceu da seguinte forma:
Os alunos foram divididos em cinco grupos e cada grupo ficou responsável por um distrito de Araruama: Araruama (sede), Morro Grande, Iguabinha, Praia Seca e São Vicente. A partir dessa divisão, os grupos receberam mapas dos distritos e passaram a inserir informações demográficas, como: tamanho do território, número de habitantes, população jovem, número de residências, número de habitantes por quilômetro quadrado e população indígena. Em seguida, dialogaram sobre algumas problemáticas locais, como: falta de iluminação pública – principalmente em estradas -; falta de pavimentação nas vias; excesso de lixo e poluição nas áreas públicas; falta de saneamento básico em diversas localidades; alagamentos em dias de chuva; aumento do desmatamento; e aumento da população em situação de rua.
Além de identificarem os problemas, os alunos pensaram em soluções a partir das seguintes questões: Quem são as pessoas afetadas pelo problema? Como elas são afetadas? Quais setores devem estar envolvidos na resolução do problema? Entre outras coisas que foram citadas e debatidas.
O projeto NEA-BC de Araruama já tem data marcada para um novo encontro educativo, que será realizado no dia 09 de maio de 2025, no CIEP 384 – Gonçalves Dias, localizado no distrito de São Vicente,
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.