No fim de janeiro, aconteceu o segundo encontro da comunidade piumense no Núcleo Operacional de Piúma, com o objetivo de promover um cine debate e explorar formas de engajamento nas atividades do Projeto NEA-BC. Durante o evento, foram discutidos temas essenciais para o desenvolvimento local, incluindo mobilidade urbana, gestão de resíduos, saneamento básico, o processo de erosão da e engordamento da orla da cidade.
Anteriormente apresentado, o Projeto gerou interesse entre os participantes, que se aprofundaram nas funções do GGL (Grupo Gestor Local), conhecendo seus direitos e deveres. A partir dessa discussão, houve um desejo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e fomentar um debate mais amplo sobre o orçamento municipal, visando um município mais participativo e consciente.
Como ponto alto do encontro, o Núcleo Operacional de Piúma celebrou a inscrição de dois novos membros do GGL no projeto, um passo significativo para o fortalecimento da atuação na região.
“Gostei muito desse movimento que fazem com a comunidade aguçou a minha curiosidade de conhecer mais o Projeto e de engajar nesse projeto que eu acho que vai ser muito bonito, que vai causar bastante impacto em quem estiver realmente disposto a participar” disse dona Maria Lúcia, a mais nova GGL de Piúma.
O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.