Idealizado para despertar a vontade de mudança social, o Programa de Formação de Lideranças (Pró-lideranças NEA-BC) realiza neste sábado, 12/07, a formatura da primeira turma a completar seu segundo ciclo. Cerca de 30 alunos do município de Carapebus receberão seus certificados.
O segundo ciclo do Pró-Lideranças NEA-BC foi iniciado em Carapebus em Janeiro deste ano. Foram 10 módulos de aulas que discutiram temas como militância organizada, comunicação para incidência política e advocacy. O curso foi inteiramente gratuito. “Foi ótimo. Pude colocar várias coisas que aprendi em prática”, disse Elias Lucas. Ele conta que começou a entender conceitos de orçamento participativo e se inserir na transformação política do seu município graças ao Pró-lideranças.
Carla dos Santos, outra participante do projeto já espera o terceiro ciclo do programa. “As aulas foram muito interessantes e gostaria que continuasse. Os instrutores são pessoas inteiradas nos assuntos. Já quero me inscrever no próximo ciclo!”, disse.
A técnica responsável pelo município, Liana Ébano, está muito satisfeita com a turma e o curso. “A frequência se manteve do início ao fim! Fomos a segunda turma a começar o segundo ciclo e a primeira a terminar!”.
O Pró-lideranças é realizado pela Associação NEA-BC, quepromove a participação cidadã e a educação ambiental em 13 municípios da Bacia de Campos: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Saquarema. Cada município possui um “NÓ” (Núcleo Operacional), constituído por um Grupo Gestor Local (GGL). Cada NÓ é liderado por um Assistente de Mobilização e Logística (AML), que é, sempre, oriundo de movimentos sociais do município no qual atua.
O Projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, por conta dos empreendimentos de exploração de petróleo que a Petrobras desenvolve nesta região. Ele é realizado por meio da atuação da Associação NEA-BC, com a coordenação da Petrobras e o apoio estratégico da consultoria Comunicarte.