Confira 10 dicas quentíssimas para mobilizar pessoas para o NEA-BC e o Programa de Formação!
Baseado no artigo de Dwight Peters para a Entrepreneur.com.
- Seja a força-motora por trás do projeto
Você precisa entender que você é a “cara” pública do Projeto! Por isso, domine todos os assuntos referentes ao NEA-BC e ao Programa de Formação, e esteja preparado para representá-lo, desde em reuniões de Comitês a entrevistas inesperadas com rádios locais – ou com o Jô Soares, quem sabe!
As pessoas têm tendência a se engajar mais em um projeto quando elas sentem que as pessoas por trás do projeto são genuinamente entusiasmadas e apaixonadas pela causa. Por isso, se você não acredita na causa do NEA-BC, está no projeto errado!
- Dê às pessoas um motivo para participar do NEA-BC
Quando você está apresentando o NEA-BC ou o Programa Pró-Lideranças para as pessoas, você não está apenas “apresentando o NEA-BC”. Você está apresentando você, sua história, a história do projeto, o entusiasmo de fazer parte de uma iniciativa inovadora no Brasil! As pessoas querem fazer parte de algo GRANDE, que realmente faça a diferença. Não de mais um projeto socioambiental sem metas e sem resultados.
- Engaje o GGL!
O GGL é o maior recurso do NEA-BC! Sem ele, o Projeto não existe. Por isso, é muito importante cultivar um bom relacionamento com ele, para que ele dissemine o projeto em toda a comunidade.
Seja honesto e mostre confiança neles. Engaje-os, mantenha-os atualizados e responda sempre às solicitações deles.
- Utilize o e-mail marketing e a Página do Facebook do NEA-BC
Tire vantagem do boca-a-boca! Envie o e-mail marketing sobre o Programa de Formação para uma lista de potenciais participantes do Programa e do Projeto. O e-mail marketing já foi produzido e será disponibilizado em breve e esta lista já está sendo produzida em conjunto: AMLs, técnicos e consultoria.
Além disso, conte com a parceria da Comunicação do NEA-BC para utilizar as ferramentas que o Facebook oferece (eventos, postagens, convites), a fim de divulgar as ações do Projeto.
O boca-a-boca de e-mails e postagens compartilhadas no Facebook espalham-se com grande rapidez, garantindo um alcance maior de possíveis participantes do Programa e do Projeto! Utilize estas ferramentas!
- Não tenha medo de “dar a cara à tapa”!
Esqueça sua zona de conforto! Isso mesmo. Se você é tímido, tente buscar, dentro de você, sua parte extrovertida. Conte com a ajuda de amigos, de parentes e até de colegas mais distantes do NEA-BC, para desenvolver a habilidade de contar para as pessoas o quão importante seria o engajamento delas no Projeto e no Programa de Formação.
Uma vez que as pessoas entendam a causa maior do projeto e você tenha uma desenvoltura positiva, elas se sentirão mais conectadas a você e compelidas a participar.
- Torne-se amigo dos comunitários e dos participantes potenciais
Seja aberto, sincero e generoso com comunitários e potenciais participantes do Projeto. Ao fazer isso, eles sentirão mais vontade de apoiar você para divulgar o Projeto NEA-BC e o Programa de Formação, além de trazer novas pessoas para participarem.
- Crie recompensas atraentes para os potenciais participantes
Quais as recompensas que um participante do Pró-Lideranças pode ter? Um curso de formação que enriquece o currículo? Novas amizades? Conhecimento e ferramentas para realizar a mudança social em sua comunidade, seu bairro, seu município? A oportunidade de lutar por uma causa coletiva?
Pense sobre isso. São muitas as recompensas que o projeto pode oferecer a uma pessoa. E ela se sentirá tentada a participar dele, caso se interesse por alguma – ou muitas – delas.
- Saiba que a qualidade do que você e a equipe NEA-BC fazem importa, sim!
Muita gente acha que projetos e organizações sem fins lucrativos têm “carta branca” para realizarem projetos mambembes, materiais visualmente defasados, eventos “caidinhos”. Isso não é verdade! Se há falta de dinheiro, compense com criatividade. Se há falta de habilidade, arranje parcerias.
Você tem uma equipe inteira de técnicos e consultores a seu dispor! São pessoas especializadas em projetos socioambientais, mobilizações, educação, comunicação… Use-os, pois isto é uma oportunidade única! Converse com eles! Seja parceiro, compreensivo, humilde, colaborador. Não perca esta oportunidade de APRENDER.
- Seja muito organizado
Não tem ideia de como fazer uma planilha? Não sabe fazer uma pauta? Está difícil elaborar uma súmula, uma ata? Não consegue controlar a parte financeira do NÓ? Peça ajuda e aprenda!
Tenha controle das pessoas e instituições que você já mobilizou. Tenha controle sobre o feedback de cada uma delas. Controle os locais que já visitou, as reuniões que realizou e os resultados de cada uma destas ações.
Ser organizado é condição fundamental para que a mobilização para o Pró-Lideranças e o Projeto dêem certo!
- Não trate as pessoas como “massa”
Isso quer dizer que cada potencial participante merece um contato personalizado. Isso NÃO quer dizer que você deve visitar, pessoalmente, cada um deles, mas, sim, que você deve enviar convites formais para uns e postagens de Facebook para outros – aja de acordo com o perfil e as demandas de cada um.
As pessoas gostam de saber que você pensou nelas, que você sabe o nome delas. Elas gostam de sentir que merecem uma atenção especial.
Atente para isso, durante o processo de mobilização!
Texto adaptado do artigo “10 Tips I Wish I Knew Before I Launched My Kickstarter Campaign”, de Dwight Peters.
Disponível em: http://www.entrepreneur.com/article/229782