A reunião, realizada no dia 10 de julho, convocada pelo Grupo Gestor Local teve como objetivo levantar informações e pautar a participação da sociedade civil na elaboração do Plano.
No dia 10 de julho, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Quissamã, uma reunião com a comissão de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A reunião foi convocada pelo Grupo Gestor Local do NÓ de Quissamã, e teve como objetivo obter informações acerca do Plano de Mobilidade Urbana que será elaborado e enviado pelo Legislativo ao Executivo.
Para surpresa do grupo, a Comissão não apresentou nenhum levantamento ou estudo elaborado a partir das demandas apontadas na Audiência Pública realizada em maio deste ano. Conforme notícia publicada (http://camaraquissama.rj.gov.br/?pag=noticias&id=73). , o grupo esperava ter acesso ao relatório apresentado à ALERJ.
Também foi solicitado formalmente, através de ofício, a participação dos demais segmentos na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, conforme prevê o Artigo 24, da Lei nº 12587/2012. O grupo procurou intervir e reivindicar demandas que o município não está atendendo, como por exemplo: calçadas quebradas, transporte público, táxi irregular, sinalização, iluminação, entre outros.
Segundo a casa legislativa, haverá nova audiência pública com o assunto da Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e o ofício encaminhado pela Associação será enviado ao jurídico. Como não foi permitido gravar, fotografar ou filmar o encontro o grupo está aguardando a liberação das mídias com o áudio da reunião por meio de ofício. Se Segundo vereadores da Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, as midias estariam disponíveis após 48 horas, mas o grupo ainda segue na expectativa de recebê-las.