No dia 7 de novembro, o projeto NEA-BC de Marataízes realizou um conjunto de atividades integradas que fazem parte da Trilha da Cidadania. O evento foi realizado na praça da antiga oficina da estrada de ferro de Itapemirim.
O objetivo da Trilha da Cidadania foi envolver a comunidade com as atividades propostas pelo projeto NEA-BC, que fomentaram a reflexão sobre os impactos da indústria do petróleo e gás na região, sobretudo as rendas petrolíferas e os impactos socioespaciais. A oportunidade serviu, ainda, para mobilizar a população a integrar o Grupo Gestor Local (GGL) que está se formando, já que o projeto iniciou suas atividades no estado capixaba neste ano.
De forma interativa, as atividades elucidaram acerca de problemáticas vivenciadas cotidianamente, apresentou os espaços de controle social para a incidência política e motivou a população a refletir sobre os impactos gerados pelas atividades da indústria do petróleo e gás.
Durante todo o período em que a ação foi realizada, foi possível notar o interesse e envolvimento da população com as temáticas, por meio de uma participação ativa e atenta, para entender mais sobre o processo do licenciamento ambiental e conhecer mais sobre a atuação do projeto NEA-BC.
As práticas trabalhadas nas atividades permitiram aos participantes identificar os impactos que consideram mais evidentes na cidade, o que servirá de subsídio para apresentação de propostas de melhorias das políticas públicas ao poder público municipal, uma das ações do projeto para contribuir na mitigação do impacto da indústria de petróleo e gás.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.