Na terça–feira, dia 24/09, o núcleo operacional de Casimiro de Abreu abriu as portas para receber os jovens dos coletivos Jovem Agricultor e Paisagista Mirim, que participaram do cinedebate, no qual foi apresentado o documentário Jardim Helian – memória e luta por saneamento, que mostra os desafios daquela população da zona Leste de São Paulo, por melhorias em saneamento básico.
Após o vídeo, os participantes puderam dialogar sobre as condições enfrentadas pelos moradores e sobre o processo de mobilização da comunidade em busca de direitos ao saneamento e demais políticas públicas de planejamento urbano.
Os jovens tomaram conhecimento sobre a importância do saneamento básico e, na ocasião, relacionaram a experiência da comunidade Jardim Helian com a realidade local de Barra de São João, identificando que a falta de saneamento básico influencia em outras questões sociais, como na saúde e no meio ambiente.
No momento da avaliação final sobre a atividade, os jovens relataram que diante das reflexões feitas, entenderam a importância que o projeto NEA-BC tem para a comunidade em que vivem, como um importante espaço de construção de conhecimento e mobilização popular para que o cidadão possa atuar nas demandas sociais e ambientais do município.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.