A etapa municipal da Conferência das Cidades – ConCidades, realizada no último dia 4, na sede da prefeitura de Quissamã, contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre autoridades municipais, representantes do poder público e de segmentos da sociedade civil organizada.
A representante da comissão estadual da ConCidades, Diana Marques, contextualizou a conferência no cenário nacional e destacou a importância das construções realizadas nas etapas municipais, para que as mudanças em nível nacional correspondam às demandas dos territórios. O evento contou ainda com palestras sobre mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, e controle social.
Além dos comunitários, o NEA-BC marcou presença também através da participação do coordenador de educação, Fábio Santos, que ministrou a palestra sobre mobilidade urbana. Posteriormente, os grupos se reuniram para debater e escolher as propostas a serem levadas para a etapa estadual, além de eleger os delegados.
A conferência foi realizada a partir de uma solicitação do NEA-BC de Quissamã ao secretário de mobilidade urbana. Além de compor a comissão organizadora
do evento, o NEA-BC também elegeu proposta na área de mobilidade urbana, tema focal do Grupo Gestor Local, especificamente no que diz respeito a um programa de financiamento federal às cooperativas de transporte urbano.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.