Os participantes do projeto NEA-BC de Araruama participaram de reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro da cidade. O objetivo foi de contribuir para a construção de políticas públicas que fortaleçam a economia local, a fim de diminuir a dependência econômica dos recursos advindos dos royalties e transferências correntes, que representam 81% da previsão orçamentária para o ano de 2024.
Para isso, o grupo participou na definição de critérios para implementação do projeto Revita Citrus, que consistirá na distribuição de 35.000 mudas de cítricos aos agricultores locais, sendo 27.500 mudas de laranja, 5.000 de limão e 2.500 de tangerina. Além de ser uma ação de fomento à citricultura da cidade, o projeto visa manter Araruama na posição de maior produtora de laranja do estado do Rio de Janeiro, conforme apontam os dados do último censo do IBGE, 2022.
O grupo segue realizando estudos sobre o Conselho e sobre a temática da agricultura e está monitorando a licitação da empresa que fornecerá as mudas à prefeitura. A licitação pode ser conferida por qualquer cidadão, por meio do portal de transparência municipal, sob o processo administrativo nº 4941/2023.
O projeto NEA-BC de Araruama seguirá acompanhando a execução física e orçamentária desta ação. Acompanhe também!
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.