No dia 17 de abril, os membros do Grupo Gestor Local (GGL) de Macaé se reuniram com o secretário de turismo de Macaé, Leonardo Anderson, na sede da Secretaria de Turismo, com o objetivo de dialogar sobre as estratégias do município para diversificar a economia de Macaé.
Os representantes do NEA-BC falaram sobre a importância de fomentar o turismo, as belezas naturais da cidade e a sua cultura, como forma de contribuir com a arrecadação financeira municipal, para além da indústria petrolífera diminuindo, assim, a dependência econômica no setor de petróleo e gás.
Na ocasião, os membros do projeto e o secretário entenderam a necessidade de se investir no setor turístico, principalmente, na serra macaense, onde deve-se considerar a realidade local, fortalecendo o turismo sustentável.
Por fim, o GGL apresentou a proposta para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Turismo, conforme estabelecido no Plano Diretor Municipal de Implantar o Plano Municipal de Turismo; considerando o estabelecido no Art. 20 da Lei Complementar no 279/2018. Ele estabelece, dentre as diretrizes, consolidar a política municipal de turismo, por meio do Plano de Desenvolvimento de Turismo, revisado periodicamente e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo, em consonância com o Plano Estadual de Turismo.
Além disso, indica fomentar a gestão do turismo sustentável, o que possibilita que as regiões com este potencial, como a serrana, fortaleçam a economia local com geração de renda.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.