Uma participante do projeto NEA-BC, em Rio das Ostras, assumiu cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) para o biênio 2024/2025. Este é o quinto ano que o núcleo assume cadeira no CMMA.
A reunião ordinária, realizada dia 17 de abril, elegeu uma representante do núcleo operacional para fazer parte da Câmara Técnica Permanente das Unidades de Conservação do município, a qual tem como objetivo estudar, analisar e propor soluções para temas debatidos em reuniões do conselho.
Para os comunitários, a oportunidade da representação é muito importante, pois entendem que é o reconhecimento do trabalho, que vem sendo desenvolvido pelo grupo no que diz respeito à gestão do meio ambiente, já que os comunitários participam de forma ativa e estratégica nos espaços de controle social do município, na busca por melhorias nas políticas públicas e na garantia da gestão participativa.
No município de Rio das Ostras, há quatro unidades de conservação, são elas: a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, o Monumento Natural dos Costões Rochosos, o Parque Natural Municipal dos Pássaros e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), de Itapebussus.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.