A Associação Raízes encerrou a IV Fase do projeto NEA-BC no dia 25 de fevereiro. A fase durou quatro anos e alcançou as metas estabelecidas pelos comunitários, superando algumas delas em mais de 200%, como as formações para os comunitários e a participação nos espaços de controle social.
A V Fase já começa com o avanço da atuação do projeto NEA-BC para quatro municípios no estado do Espírito Santo: Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim e Piúma, que fazem parte da Bacia de Campos. Os municípios receberão os Núcleos Operacionais do projeto em cada cidade, além de uma sede administrativa regional, que estarão disponíveis para receber a comunidade e formar os Grupos Gestores Locais.
Nos outros 13 municípios do litoral do Rio de Janeiro onde já atua, o projeto segue com os planos de trabalho aprovados na etapa de planejamento e continua com as atividades diagnósticas, formativas e interventivas, que fazem parte da sua metodologia.
A V Fase do projeto NEA-BC está prevista para dois anos com objetivo de fomentar a participação social e a incidência popular nas políticas públicas voltadas para a diminuição dos impactos da cadeia produtiva de petróleo e gás nas Bacias de Campos e Santos.
Acompanhe as atividades do projeto NEA-BC nos Núcleos Operacionais das cidades de atuação ou nas redes sociais do projeto.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.