Os participantes do projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu participam das reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente e acompanham os debates sobre o tema. No fim de 2023, importantes pontos de pautas foram tratados como o regulamento de uso do Parque Natural Municipal Córrego da Luz (PNMC), que passará por um estudo de impactos para instalações de quiosques padronizados, criando assim uma comissão para estudo de cercamento e georreferenciamento. . O objetivo é trabalhar na melhoria de ações de arrecadação do SMS Verde e de barreiras físicas para fauna em diversos pontos próximo ao parque. A reunião discutiu também a colocação de placas de balneabilidade na Prainha e Praião de Barra de São João, já que estudos recentes mostram que estão impróprias para banho.
A resposta sobre as ETE´s de Casimiro de Abreu foi outro importante ponto de pauta muito importante durante o debate. O Ministério Público deu o retorno sobre as cobranças de esgoto nas contas, de acordo com o Ofício 137, encaminhado ao CODEMA.O secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, informou que o Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João irá direcionar recursos para a manutenção dos módulos das estações, sendo que primeiro deve ser apresentado o laudo para o CBH lagos São João das ETE´s, tanto de Casimiro de Abreu, quanto a de Professor Souza.
Outros assuntos foram tratados durante a reunião, como o Programa Conservador de Águas que teve a lei aprovada e está em fase de captação de recursos, que serão utilizados para reflorestamento; o calendário do Programa de Educação Ambiental (PROMEA ) para o ano de 2024 e o programa Limpa Rio, que promove o investimento nos desassoreamentos para evitar enchentes no verão.
O projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu continua acompanhando o trabalho do CODEMA para levar propostas e dialogar sobre o Meio Ambiente do município.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação, exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.