O NEA-BC de Armação dos Búzios encaminhou um ofício ao gabinete do prefeito, nesta quarta-feira (20/12), solicitando que o processo de revisão do Plano Diretor tenha início apenas a partir de janeiro de 2025.
Por meio do documento, os integrantes do projeto no município argumentaram que as divergências a respeito dos rumos para o planejamento urbano podem ocorrer com base em diferenças políticas e ideológicas. Para eles, durante um ano eleitoral, essas diferenças podem ser amplificadas por visões distintas entre os candidatos sobre o desenvolvimento urbano e uso do solo.
Além disso, pontuaram que, se uma nova administração assumir após as eleições, é possível haver mudanças nas prioridades e na direção da revisão do Plano Diretor. Isso poderia resultar em atrasos, alterações ou até mesmo comprometer o processo de revisão.
Para os comunitários, embora a revisão do Plano Diretor possa tecnicamente ocorrer durante um ano eleitoral, é importante estar ciente que o clima político e a dinâmica das eleições podem influenciar negativamente o processo. A revisão do Plano Diretor de Búzios está atrasada desde 2016, conforme o prazo estabelecido pelo Estatuto da Cidade.
Quer conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Búzios? Entre em contato pelo telefone 22 99979-4373.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.