O projeto NEA-BC realizou o Evento de Culminância da IV Fase no último fim de semana, em Macaé. O encontro aconteceu sábado e domingo e reuniu os participantes dos 13 municípios de atuação do projeto, além da equipe técnica e de representantes da Associação Raízes, da Petrobras e dos PEAs Rendas do Petróleo, QUIPEA e Pescarte.
O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação dos resultados gerais da IV Fase do projeto, que enfrentou dois grandes desafios neste período: a mudança para a linha de atuação C, com foco na democratização, discussão pública e fiscalização do cumprimento das diretrizes de Planos Diretores municipais, e a pandemia da COVID-19, onde foi necessário aprender novas estratégias de atuação da população. Com metas alcançadas e resultados positivos, os pesquisadores do projeto apresentaram ainda a “Explora”, uma plataforma criada para compilar todas as ações, dados e incidências do projeto nos municípios e é atualizada conforme as atividades são realizadas e lançaram o livro “Educação Ambiental da gestão pública: compartilhando metodologias participativas do projeto NEA-BC“.
Os Grupos Gestores dos municípios também apresentaram os resultados alcançados nos últimos quatro anos. Os participantes mostraram as incidências conquistadas durante a IV Fase e as metas cumpridas por cada Núcleo do NEA-BC na Bacia de Campos, de acordo com os objetivos traçados no início da fase, e destacaram uma incidência que foi apresentada de diferentes formas pelos grupos.
No domingo, uma roda de diálogo composta por GGLs, equipe de gestão do NEA-BC, Associação Raízes e Petrobras, tratou de pontos importantes trazidos pelos participantes, com respostas às dúvidas levantadas e acolhimento às sugestões dos membros dos Grupos Gestores Locais. A programação de domingo contou ainda com a apresentação de um resumo do Diagnóstico Participativo dos Impactos da cadeia de petróleo e gás sobre o uso e ocupação do solo, que será lançado em forma de Atlas no início de 2024 e poderá ser acessado também aqui no site.
O evento foi finalizado com a confirmação da V Fase do projeto NEA-BC que começa em Março de 2024. Até lá os grupos realizam as últimas atividades desta fase.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.