A IV Conferência Municipal de Juventude de Cabo Frio – a COMJUV, foi realizada no dia 30 de setembro, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte. A atividade contou com a presença de profissionais e representantes da sociedade civil organizada, além de representantes de projetos e do Poder Público.
O Grupo Gestor Local de Cabo Frio, desde o ano de 2019, vem realizando incidências políticas no debate sobre juventude, ocupando inclusive cadeira no Conselho Municipal da Juventude. Sendo assim, a participação do GGL na COMJUV foi mais uma de suas ações. Durante a COMJUV, o Grupo Gestor Local participou de todas as atividades planejadas para o dia, desde o credenciamento, falas interventivas, grupos de trabalhos nos Eixos Temáticos e plenária final, no qual foram eleitos 8 delegados para representar o município de Cabo Frio, sendo 6 titulares e 2 suplentes.
A comunitária e bolsista do NEA-BC, Andressa Oliveira, foi eleita delegada para a etapa estadual IV Conferência de Juventude. A jovem afirmou que o projeto de educação ambiental está sempre impulsionando os jovens a incidir politicamente, lutar pelos direitos e conhecer os seus deveres. “O NEA-BC sempre nos incentiva a nos mobilizarmos e nos engajarmos enquanto público que precisa ser ouvido. Antes de me tornar parte do projeto eu jamais acreditaria que eu poderia ocupar esses espaços tão importantes, mas agora, sabendo que é possível eu espero ser uma a conseguir representar não só o projeto, mas todos nós jovens periféricos que somos silenciados diariamente por aí enquanto estamos na busca, na maioria das vezes, pelos nossos direitos fundamentais e básicos”, disse.
Joyce Peroba, também integrante do NEA-BC, foi eleita como representante da sociedade civil e ressaltou que os jovens são super importantes nesses espaços para discutir pautas e demandas dentro da realidade da juventude Cabofriense. “Podemos traçar metas para que, juntos, possamos construir e levantar uma juventude forte e resiliente no município”, afirmou.
A etapa estadual da Conferência de Juventude será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Rio de Janeiro.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.