Uma reunião de articulação entre representantes do projeto NEA-BC e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, aconteceu no dia 20 de junho, na sala de reuniões da secretaria, com o intuito de planejar a visita da reitoria do Instituto Federal Fluminense ao município.
Na reunião, o secretário Robson Santana, a Subsecretária Marcely Barreto, o diretor de projetos especiais Valnês Soares, e a coordenadora de projetos Leidiana Alonso, receberam os representantes do projeto NEA-BC e discutiram pontos como a apresentação do município a partir da exposição de indicadores e de dados referentes às potencialidades econômicas e ao percentual de munícipes, que seriam o público-alvo para ingressar na instituição. Além disso, na ocasião os participantes refletiram sobre os prédios públicos que atenderiam inicialmente o IFF.
Essa reunião faz parte de uma série de encontros que objetivam aproximar o município do IFF, que já demonstrou interesse em expandir para o município pela falta de oferta de cursos de nível técnico e superior. A possibilidade apresentada pela reitoria do IFF seria de, a curto prazo, oferecer alguns cursos utilizando salas de uma unidade escolar do município através de projetos como o Pronera, Pronatec e Mulheres Mil. Durante a reunião também foram discutidos temas referentes aos potenciais econômicos na Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo, além da chegada dos empreendimentos portuários à região, o que sinaliza a urgência de capacitar a população para ocupar estas vagas e até mesmo de empreender, gerando novos empregos.
Você, munícipe, sabia que reuniões com o poder público são uma forma de exercer o controle social?
Para saber mais sobre essas informações e muitas outras, procure o Núcleo Operacional do projeto NEA-BC no seu município. A Participação Social não pode parar!
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.