Desde o dia primeiro de junho, os estudantes de São Francisco de Itabapoana que utilizam o transporte universitário para se deslocarem diariamente para o município de Campos dos Goytacazes, no turno da manhã, já conseguem utilizar uma nova rota para retornar ao município. A conquista se deu após proposta encaminhada pelo projeto NEA-BC e estudantes do município.
Em janeiro deste ano, estudantes que utilizam o transporte universitário recorreram ao Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de São Francisco de Itabapoana, para sinalizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do turno da tarde, que precisavam utilizar o ônibus que saía do município às 5h40 e os da manhã que retornavam ao município somente no final do dia.
Para compreender a necessidade, o projeto se reuniu com os estudantes que utilizam o transporte universitário diurno para que pudessem sinalizar o que precisavam e, após uma pesquisa com os mesmos, quarenta e dois estudantes manifestaram o interesse nesta nova rota.
O poder público pôde confirmar a informação no recadastramento dos discentes e, por meio de ofícios endereçados às Secretarias Municipais de Transporte, Trabalho e Desenvolvimento Humano (Departamento de Juventude) e ao Gabinete da Prefeita, o projeto solicitou a manutenção das rotas do transporte universitário já existentes e propôs a criação de uma nova rota que sairia de São Francisco de Itabapoana às 11h, atendendo assim aos estudantes do turno da tarde, e retornaria para o município às 14h, atendendo aos alunos da manhã.
O município recebeu a demanda e alterou o horário que já está atendendo aos estudantes do turno da manhã e, segundo informações, está fazendo as adequações referentes a saída do ônibus de São Francisco de Itabapoana com destino a Campos às 11h para o atendimento aos alunos do turno da tarde.
A criação desta nova rota proporciona qualidade de vida aos referidos estudantes que, em alguns casos, arcavam com o custo da passagem que atualmente é de R$32,00 (ida e volta a partir do centro) e da alimentação.
Mobilidade urbana é desenvolvimento urbano. Você sabe como anda São Francisco? Saiba mais através das nossas redes sociais, e venha fazer parte do nosso grupo.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.