Em abril, os integrantes do projeto NEA-BC Macaé realizaram mais uma edição do seu tradicional Cinedebate, com o tema “É rio ou valão?” que buscou refletir sobre as condições dos canais e rios do município.
Durante a atividade, Katiane Malaquias e Thayná Fernandes apresentaram o NEA-BC e as principais atividades realizadas pelo Grupo Gestor Local (GGL) de Macaé e foi exibido o documentário “É rio ou valão?”, que retrata a degradação das sub-bacias da Baía de Guanabara. No debate, os participantes compartilharam suas percepções sobre os rios e canais de Macaé e refletiram sobre possíveis soluções a serem adotadas tanto pela sociedade civil, quanto pelo poder público.
De acordo com a comunitária Sonia Maria de Oliveira, integrante do GGL, “o documentário trouxe reflexões sobre a realidade local do município, nos despertando para o tamanho da violência que provocamos no meio ambiente”. Para Leonardo, representante do Movimento SOS Praia do Pecado, “o que mais me impressionou no Cine debate foi a situação caótica e dramática de nossos rios. Fonte de vida sendo tratados como latrina. Ao mesmo tempo, me trouxe esperança em ver novas gerações envolvidas e participativa nos debates e soluções para nossos rios”. Já o convidado Sidata, liderança do projeto Onda Verde, avaliou que “o cine debate foi ótimo, um evento de extrema importância para o surgimento de novas reflexões e amadurecimento de ideias já existentes, para conseguirmos continuar na trilha do desenvolvimento.”
Durante a construção desta notícia, o grupo expressou suas percepções do que foi, do que é e de como será a vida do rio Macaé, correlacionando com a realidade dos rios das sub-bacias da Baía de Guanabara e da “praia do Galeão” no Rio de Janeiro, que já tiveram suas águas consideradas cristalinas e atualmente estão poluídas. Essa degradação, na percepção dos relatos, ocorreu num curto período, devido às ações provocadas pela inconsciência ambiental e que gerou impactos aparentemente irreversíveis. Os participantes refletiram sobre o papel de cada cidadão e cidadã na busca por melhorias nas políticas públicas para reverter e tornar as águas mais vivas.
Na próxima edição do Cinedebate, o tema será “Licenciamento Ambiental” e terá a exibição do curta-metragem “Vaudeville Ambiental: S.O.S. Litoral”, produzido pelos alunos do IFF campus Macaé, em 2017. Legal, né? Então, bora participar!!! Será no dia 25 de maio de 2023, às 18h, na sede do projeto, localizada à Av. Rui Barbosa, 688, sala 102 – Galeria Carapebus, Macaé/RJ.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe essa ação e venha construir conosco no projeto NEA-BC!
Mais informações tel.: (22) 99906-8143.
Entre no grupo do WhatsApp para participar das nossas atividades: https://chat.whatsapp.com/KVG2YbLyF8UAwPDVIOARRl
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação, exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.
1 Comment
Feliz em ver o Presidente do CBH Macaé prestigiando o evento. Parabéns aos organizadores pela excelente iniciativa!