Todo mundo sabe que sem água é impossível viver, mas nem sempre a gente sabe de onde vem a água que consumimos. Pensando nisso, os membros do projeto NEA-BC em Araruama coletaram informações durante a visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, da concessionária Águas de Juturnaíba, para apresentar como é o tratamento e o abastecimento de água nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim.
As etapas consistem em captação, bombeamento para os tanques, floculação, decantação, filtração e abastecimento.
Na etapa de captação a água entra na estrutura da Estação de Tratamento de Água , que fica no mesmo nível da represa. A estrutura possui um gradeamento simples, que visa impedir a entrada de elementos que possam atrapalhar o processo de tratamento da água (galhos, garrafas, etc.).
Em seguida, a água é bombeada para um tanque onde recebe o coagulante PAC (pó de cloreto de alumínio), formando uma espuma que flocula a sujeira que vem na água bruta através de uma chincana, que consiste em um caminho que a água percorre em zig zag, fazendo com que os flocos sejam formados.
Seguindo o processo de tratamento, a água vai para o decantador, que é formado por vários tubinhos chamados de colmeia. Eles são responsáveis por receber a água junto com os flocos. Neste processo, o material pesado ainda existente na água é extraído através de uma descarga, que o leva até uma lagoa de estabilização.
As partes mais leves, que não foram decantadas, são enviadas junto com a água para os tanques de filtração. Já o material mais pesado e a água que foram para a lagoa de estabilização são bombeados para os geobags (bolsões de lona), responsáveis pela separação do lodo e da água. O lodo é enviado à uma empresa que utiliza o material para produzir tijolos e a água retorna ao tratamento.
Na última etapa, a água passa por um filtro composto por uma camada de areia na parte superior e cinco camadas de pedra nas partes inferiores. A água vai sendo filtrada de cima para baixo, e após esse processo segue para o reservatório, sendo bombeada para as centrais que abastecem cada município.
E aí, conseguiu entender como funciona a ETA Juturnaíba?
Continue ligado nas publicações do NEA-BC e acompanhe a atuação do do Grupo Gestor Local em Araruama!
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.