Comunitários do projeto NEA-BC organizaram uma sequência de Cinedebates para promover formação aberta à comunidade, compartilhamento de saberes e reflexão sobre a realidade local do município. A próxima edição será no dia 25 de abril de 2023, às 18h, na sede do projeto em Macaé/RJ. Você vai, né?!
A primeira edição do Cinedebate aconteceu em dezembro. Os participantes debateram sobre os usos e gestão da água no município de Macaé. O curta-metragem exibido foi Abuela Grillo, que retrata os conflitos dos povos originários da Bolívia pelo acesso à água como um direito universal. Os participantes debateram sobre a realidade local do município, apresentando como acessam a água e formas de participação social na gestão de recursos hídricos. Dentre os relatos dos participantes foi identificada a falta de informação relacionada à qualidade da água, além disso, na percepção deles, nem todos os bairros são atendidos pela rede de distribuição de água. Quanto à participação social, foram identificados conselhos municipais, audiências públicas e o Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Macaé e das Ostras (CBHMO), como espaços de atuação da população.
Já na próxima edição, dia 25 de abril, o grupo vai assistir o documentário “É rio ou valão?”, produzido pela Fiocruz, que retrata a realidade das comunidades das sub-bacias da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro e debater sobre os problemas decorrentes da falta de saneamento básico, enfrentados pelos moradores das comunidades localizadas na região das sub-bacias da Baía de Guanabara, a importância da gestão dos resíduos e da criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico em Macaé.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe essa ação e venha construir conosco no projeto NEA-BC em Macaé! Estamos localizados na Galeria Carapebus, Avenida Rui Barbosa, 688, bloco A, sala 102 – Centro, Macaé/RJ. Tel.: (22) 99906-8143
Entre no grupo do WhatsApp para participar das nossas atividades: https://chat.whatsapp.com/KVG2YbLyF8UAwPDVIOARRl
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.