Após anos de luta do projeto NEA-BC de Farol de São Tomé, em Campos, finalmente a obra de saneamento da Vila dos Pescadores começou a dar os primeiros passos. Desde 2015, o Grupo Gestor Local (GGL), vem cobrando e lutando pela implementação do Saneamento Básico no Farol, em especial na Vila dos Pescadores. No ano passado foi aprovado o projeto do Bairro Legal para a localidade, obra que será realizada pelo governo do estado, em parceria com a prefeitura de Campos.
A Vila dos Pescadores é impactada com a precariedade das políticas públicas de saneamento básico, sofrendo com esgoto a céu aberto, despejo incorreto de esgoto nos corpos hídricos, proliferação de doenças, acúmulo de resíduos sólidos em locais inadequados e alagamentos em períodos chuvosos, afetando a qualidade de vida da comunidade.
Nesse contexto, o GGL apresentou diversas propostas para o poder público voltadas para a questão do saneamento para a localidade, em participações nas audiências públicas (plano de metas; peças orçamentárias – PPA, LOA e LDO; prestação de contas da empresa Águas do Paraíba), em intervenções no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (COMAMSA) e na reunião com a Empresa Municipal de Habitação Urbanização e Saneamento de Campos dos Goytacazes(EMHAB).
Em 2022, foi divulgada para a população a aprovação das obras de pavimentação, redes de água e esgoto, drenagem pluvial e estação de tratamento de esgoto. Os estudos topográficos estão sendo realizados e, na última reunião do COMAMSA (08/12/2022), o grupo cobrou a apresentação do projeto do empreendimento, a fim de tomar conhecimento dos prazos e metas estabelecidos no projeto. O GGL continuará monitorando a realização dessa obra, assim como, a implementação adequada dos serviços citados.
O GGL continua na luta pelo saneamento e exercendo o controle social!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.