Comunitárias do projeto NEA-BC em Macaé realizaram, em outubro, uma roda de conversa no bairro Planalto da Ajuda, com o tema “O que faço com meu lixo?”. A atividade foi aberta a toda população e contou com a presença, principalmente, dos alunos da Fundação Soninha. A programação envolveu acolhida, jogo de futsal e apresentação institucional do projeto NEA-BC e da Associação Raízes, além da roda de conversa que abordou a legislação ambiental vigente e os 3Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.
Durante a atividade, os presentes puderam conhecer como é feita a reciclagem dos resíduos orgânicos através de uma composteira doméstica, apresentada por Thayná Fernandes, comunitária do do projeto NEA-BC em Macaé. Além disso, puderam conferir algumas peças de artesanato confeccionadas a partir de materiais reciclados pela comunitária Sônia Maria.
O evento teve como objetivo principal, construir e compartilhar conhecimentos sobre a gestão dos resíduos sólidos, bem como as experiências domésticas de compostagem, reciclagem, reuso e redução de resíduos. Como recurso de apoio metodológico, foi utilizada a cartilha de apresentação do NEA-BC “Quem somos nós?” e o folder intitulado “O que faço com meu lixo?”, materiais gráficos elaborados pelos comunitários do projeto e entregues aos participantes.
Há tempos o Grupo Gestor Local deseja realizar suas atividades nos bairros periféricos da cidade. Reunir a juventude do Planalto da Ajuda e debater sobre a importância das políticas públicas foi essencial para dar continuidade às ações do grupo no sentido de diálogo com a comunidade. A comunitária Andressa Dantas compartilhou sobre a experiência do Grupo nos espaços de participação e controle social do Poder Público (como Conselhos, o Comitê de Bacia Hidrográfica e Audiências Públicas), dando destaque à importância do controle social e da incidência política para a modificação da realidade local.
O Grupo Gestor Local (GGL) do projeto NEA-BC é formado por moradores do município de Macaé, pessoas comuns que vivem no local, conhecem a realidade da cidade e buscam dialogar sobre as necessidades do município nos espaços de participação e controle social do Poder Público. A partir daí, o projeto oferece suporte para a construção de atividades como grupos de estudo, cine debates, rodas de conversa e outros, com a finalidade de instrumentalizar a sociedade e abrir um espaço de diálogo onde suas questões possam ser ouvidas.
A iniciativa do Projeto NEA-BC, ou melhor, o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA e coordenado pela Associação Raízes.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe essa ação e venha construir conosco no projeto NEA-BC!
Estamos localizados na Galeria Carapebus: Avenida Rui Barbosa, 688, bloco A, sala 102 – Centro, Macaé/RJ.
Tel.: (22) 99906-8143
Entre no grupo do WhatsApp para participar das nossas atividades: https://chat.whatsapp.com/KVG2YbLyF8UAwPDVIOARRl