Comunitários do Projeto NEA-BC de São Francisco de Itabapoana, participaram do maior evento de mobilidade urbana do país, o “Parque da Mobilidade Urbana”, que aconteceu em junho no Memorial da América Latina em São Paulo/SP.
O evento teve como propósito promover a mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva, estimulando uma imersão em atividades práticas que trouxeram experiência e reflexão para o desenvolvimento da mobilidade nas cidades.
Na ocasião, os participantes experimentaram novas tecnologias e obtiveram informações em relação à revisão do marco legal da mobilidade urbana (Lei 12.587/12), transição para a eletromobilidade, micromobilidade, mobilidade ativa e intermodalidade que, aliadas ao planejamento urbano e a redistribuição do território, podem contribuir para o acesso à cidade, à redução da desigualdade social e da emissão de CO2.
O evento foi realizado no formato presencial e teve o conteúdo transmitido também no formato digital, com a participação de instituições de diversos segmentos, como a Enel X que, além de patrocinar o evento, apresentou soluções tecnológicas para tornar as cidades mais inteligentes. A empresa tem se destacado no que diz respeito a smart cities e, por intermédio do projeto NEA-BC de São Francisco de Itabapoana, já se reuniu com representantes do Poder Executivo, com o intuito de pensar soluções para o município.
O objetivo do Grupo Gestor Local é continuar buscando conhecimento sobre mobilidade urbana a fim de pensar em alternativas para a melhoria desta política pública no município, de forma a garantir o direito à cidade. Afinal mobilidade urbana é desenvolvimento urbano.