O projeto NEA-BC participou da reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), no início do mês, onde a empresa Rio + Saneamento, responsável pelo abastecimento de água potável em Rio das Ostras desde agosto deste ano, realizou uma apresentação e sanou dúvidas dos conselheiros e do público.
A apresentação foi uma solicitação feita em agosto pelo NEA-BC de Rio das Ostras, representante da Associação Raízes, na reunião ordinária do CMMA. A empresa faz parte do grupo Águas do Brasil e assumiu o serviço, antes prestado pela CEDAE, após ganhar a concessão no leilão do bloco 3 da CEDAE, em 2021.
Na apresentação, representantes da empresa falaram sobre as condições que encontraram o sistema de abastecimento de água da cidade e apresentaram as ações imediatas e o prognóstico para a melhoria da oferta de água em Rio das Ostras. A empresa também informou que assumirá o serviço de esgotamento sanitário em 2023, quando acaba a Parceria Público-Privado (PPP) que o município tem com a BRK Ambiental.
Tendo em vista que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras (SAAE-RO) foi criado a partir de uma demanda da sociedade e que o objetivo era a autarquia assumir a gestão do saneamento no município, o NEA-BC de Rio das Ostras questionou o motivo do município retroceder na decisão e permitir a gestão pela iniciativa privada, mas não obteve resposta.
Saneamento básico de qualidade é direito de todos. O NEA-BC de Rio das Ostras está acompanhando essas mudanças que estão ocorrendo no município.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.
Quer conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Rio das Ostras? Entre em contato pelo telefone 22 998207282 e fale com Maycon.