A assistente de mobilização e logística do projeto NEA-BC de Búzios, Rafaela Siqueira, que também é representante da Associação Raízes no Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), participou do Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas 2022, realizado em agosto na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Em reunião com o Grupo Gestor Local, a comunitária compartilhou algumas experiências adquiridas no evento.
A representante falou sobre a participação em duas jornadas de capacitação. A primeira voltada para a participação das mulheres na gestão das águas com destaque para a desigualdade de gênero no âmbito dos comitês de bacia hidrográfica e a segunda sobre o tema “Educação Ambiental, Comunicação e Capacitação na Gestão das Águas”, que fez um grupo de trabalho que refletiu sobre estratégias ambientais que possam atrair e incentivar novas pessoas a participarem do processo de gestão dos recursos hídricos.
Outras rodas de conversa abordaram temas importantes sintetizados pela comunitária, como “Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência”, “Planejamento, Regulação e Financiamento”, “Uso Racional, Reuso e Inovação”, “Práticas, Gestão Prática. “Gestão Participativa e Engajamento”, que foram seguidas pela apresentação de casos de sucesso, com destaque para a palestra sobre Territorialidades Hídricas, que sugeriu a inserção também da juventude no processo de gestão das águas.
O ENCOB 2022, que contou com a participação de representantes de bacias hidrográficas de diversos estados do país, teve como objetivo discutir os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na sua recuperação e preservação da saúde das populações.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.